ANESP lança livro sobre políticas públicas na pandemia da COVID-19

- Núcleo de Direito Administrativo em Direito Administrativo

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) lançou o livro “Políticas Públicas: Análises e Respostas para Pandemia”, que se dedica aos recentes desafios enfrentados pelos EPPGGs em quatro áreas significativamente afetadas pela COVID-19: Inclusão, Trabalho e Renda; Gênero, Trabalhadoras e Violência Doméstica; Educação Superior e Cultura; e Mobilidade e Aviação Civil.

No prefácio da obra, Gabriela Lotta, pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, pontua que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, o Estado nunca foi tão necessário como agora, seja na adoção de medidas de cuidado à saúde ou na implementação de políticas que visam mitigar os problemas agravados pela crise sanitária nos mais diversos setores. Para a pesquisadora, um dos grandes objetivos do livro é possibilitar o aperfeiçoamento da máquina pública, com burocracia qualificada e notáveis capacidades gerenciais, políticas e analíticas do Estado.

Pedro Pontual, presidente da Entidade, destaca que a publicação reforça a missão da ANESP em projetar a Carreira como referência nacional de gestão de políticas públicas, porquanto evidencia “o papel que EPPGGs têm na formulação e na implementação de ações, programas e políticas capazes de concretizar os princípios e os valores da nossa República, elencados na Constituição Federal”.

O livro conta com a contribuição de vinte e três servidores/as públicos/as das mais distintas especialidades que trabalham conjuntamente, para diagnosticar e formular políticas públicas que vão além da crise sanitária e dos problemas enfrentados hodiernamente. A íntegra pode ser acessada por esse link.