No dia 28 de novembro de 2019, o Ministro Dias Toffoli, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu juízes das Altas Cortes da Inglaterra e do País de Gales para tratar de temas relativos à posição do Poder Judiciário frente às transformações da era digital e abordar sobre a colaboração bilateral entre os países.
Robin Knowles, Ministro da Alta Corte da Inglaterra e do País de Gales, ressaltou a relevância da aplicação da tecnologia aos processos judicias e a importância de os países trocarem experiências a respeito do tema, a fim de que haja cada vez mais uma assimilação e validação de ferramentas tecnológicas pelo Poder Judiciário.
O Ministro Dias Toffoli apontou que, atualmente, 94% dos processos da Corte Suprema brasileira tramitam pela via eletrônica, e ressaltou a importância do Plenário Virtual como forma de imprimir maior transparência e maior acessibilidade aos processos, uma vez que qualquer cidadão pode acompanhar o julgamento por meio do sítio eletrônico do Tribunal.
O presidente do CNJ e do STF também destacou a utilização do VICTOR, um instrumento de inteligência artificial desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que verifica os recursos extraordinários vinculados a temas de repercussão geral e confere maior rapidez à tramitação dos processos.
Após as discussões, a delegação de juízes da Inglaterra e do País de Gales foi convidada para acompanhar a uma sessão no Plenário da Corte.